XBRL - eXtensible Business Reporting Language

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mantido pelo XBRL International, consórcio criado por diversas empresas e organizações de vários países, o XBRL (eXtensible Business Reporting Language) é uma linguagem para comunicação eletrônica dos dados financeiros de empresas baseada na linguagem XML (eXtensible Markup Language). Antes de comentarmos sobre o XBRL vamos conhecer melhor o XML.

O XML é uma linguagem de marcação (as informações são identificadas por tags e taxonomias previamente padronizadas) aceito mundialmente, utilizados por diversas empresas e organizações, com o objetivo principal de facilitar o compartilhamento de informações. O XML é bastante popular porque independe do hardware (PC - Personal Computer, Macintosh, Mainframe) ou do sistema operacional (Windows, Linux, Unix, Mac OS). O importante é que o arquivo XML, por exemplo, NomeDoArquivo.XML, esteja em conformidade com o conjunto de regras que governam o XML. Como exemplo da utilização do XML podemos citar as informações disponibilizadas pelo TSE (Tribunal Superior Tribunal) e TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) das apurações dos votos. Desde 2006 os resultados das apurações e totalização dos votos são transmitidos aos parceiros (previamente cadastrados, como por exemplo, imprensa, partidos políticos, dentre outros) através da disponibilização dos arquivos no formato XML. A partir dos arquivos, os parceiros podem acompanhar a apuração pelo software disponibilizado pelo TSE ou como muitos parceiros fazem, disponibilizar as informações nos websites, uma vez que o XML é compatível com a maioria dos browsers (Internet Explorer, Mozila Firefox, Opera, Safari). Devido a essas características, o XML se tornou uma das tecnologias mais populares na troca de dados entre banco de dados e desktops. Além das apurações dos votos no Brasil, o XML também está sendo usado no SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

O XBRL foi desenvolvido com as mesmas características e objetivos do XML porém mais específico para informações financeiras. Atualmente, as empresas divulgam diversas informações para o mercado (investidores, órgãos reguladores, analistas, dentre outros), em relatórios impressos ou no formato de texto, sendo normalmente utilizado arquivos no formato PDF. Para analisar as informações contidas nesses relatórios, que podem chegar a mais de 100 páginas, como por exemplo os relatórios 20-F, normalmente os analistas inserem manualmente as informações que necessitam em seus sistemas ou planilhas eletrônicas. Com o XBRL, os analistas poderão filtrar as informações que necessitam e exportar apenas as informações necessárias, automatizando o processo de divulgação das informações financeiras das empresas, diminuindo os riscos na digitação dos dados, reduzindo o tempo e custo para reunir as informações necessárias, além de facilitar na análise das informações, facilitando na geração de relatórios específicos e na comparação entre empresas do mesmo setor.

A idéia principal do XBRL é a utilização da linguagem XBRL nas informações divulgadas pelas empresas. Com a linguagem XBRL as informações serão identificadas por meio de tags e por sua taxonomia, permitindo que sejam lidos por diversos softwares que são compatíveis com o XML O principal desafio do XBRL é padronizar os vários tipos de relatórios financeiros de diversos países e legislações diferentes em um formato único, sendo a linguagem eletrônica universal como acontece hoje com o XML.

Tudo indica que muitas empresas listadas nas principais bolsas serão obrigadas a adotar o padrão XBRL para divulgação de informações financeiras. Em um pronunciamento em Maio de 2008, a SEC (Securities and Exchange Commission) divulgou que pretende exigir o uso do XBRL nos próximos três anos. Atualmente existem projetos pilotos e adoção voluntária de algumas empresas no programa Use Interactive Data for Financial Statements da SEC, como por exemplo, 3M Company, Banco Itaú Holding Financeira S.A, Brazilian Petroleum Corporation (a/k/a Petrobras SA), The Dow Chemical Company, Ford Motor Company, General Electric Company, Gol Intelligent Airlines, Inc., Microsoft Corporation, Xerox Corporation, dentre outras.

No Brasil o TECSI/FEA/USP (Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) é a principal instituição de estudos sobre o assunto e em parceria com o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) desenvolveu o XBRL brasileiro o qual está em processo de validação pelo XBRL International Institute.

O XBRL trará grandes benefícios para o mercado e para as empresas. Os desafios para as empresas serão a definição do prazo para implementação, os custos envolvidos, o impacto nos processos e a definição do sistema a ser utilizado para elaboração e visualização dos arquivos no formato XBRL.

Entre os dias 23 a 25 de Junho/09 acontecerá o 19th XBRL International Conference em Paris na França que contará com palestras, cursos e cases além dos principais profissionais sobre o assunto.

Mais informações sobre XBRL envie um e-mail para grcnews.org@gmail.com

Postado por Felipe Sanches